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Bem Estar / 13 de Novembro de 2017 10h32

ALIMENTAÇÃO

Gorduras do bem

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Sabia em quais alimentos encontrar as gorduras que fazem bem a sua saúde.
Unimed
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Foto: Unimed
Talvez você não saiba, mas a gordura é fundamental para o funcionamento do organismo. Ela está presente em todas as células e também em alguns hormônios. Ajuda a fornecer energia para o corpo, protege os órgãos e têm papel importante na absorção de vitaminas.



As gorduras monoinsaturada e poli-insaturadas são as gorduras “do bem” pois evitem o surgimento de doenças cardiovasculares. Elas colaboram, por exemplo, para a redução dos níveis de colesterol “ruim” (LDL) e para o aumento o bom colesterol (HDL). Saiba em quais alimentos estão as gorduras que colaboraram (insaturadas) e as que prejudicam (saturadas) a saúde:

Gorduras insaturadas

Abacate
Castanhas, amêndoas, nozes, soja
Peixes como atum, sardinha, salmão, anchova e bacalhau
Azeite de Oliva extra virgem
Azeitonas
Óleo de Canola
Castanhas, nozes e amêndoas
Abacate
Sementes como linhaça, girassol (sem casca) e gergelim

Gorduras Saturadas

Carne vermelha
Bacon
Leite e seus derivados
Óleo de dendê
Queijos gordurosos
Salsichas e linguiça
Frios (presunto e salame)
Frituras (à milanesa, empanados, salgados fritos)
Óleo de cozinha


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